terça-feira, 12 de setembro de 2017

1º Festival da Cachaça do Circuito das Águas Paulista aconteceu em Amparo

Numa iniciativa inédita, Amparo promoveu no sábado (12/08/2017) o Festival da Cachaça. O evento teve início às 18h na Rua XV de Novembro, no Centro Histórico da estância do Circuito das Águas Paulista. A entrada foi gratuita e aproximadamente 7 mil pessoas visitaram o evento.

Produtores, comerciantes e administração pública se uniram para viabilizar o evento, que teve como foco principal fomentar o turismo e a cultura da cidade e região por meio do produto. Hoje, a cachaça é reconhecida internacionalmente.

Para a primeira edição do Festival da Cachaça de Amparo, moradores e turistas tiveram à disposição produtos que são servidos em todo o Brasil, sendo alguns deles premiados em eventos em Bruxelas, na Bélgica, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e também em São Paulo.

A programação teve início às 18h, com uma performance em homenagem a Charles Chaplin, encenada por Paulo Pastella, que durante o Festival de Inverno realizou apresentações similares.

Todas as marcas do 1º Festival da Cachaça de Amparo são registradas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Quem visitou o festival também pode conhecer um pouco do artesanato da região, além de outros produtos, como o café.

Musica animou o evento
A música regional também foi o foco do evento, com a apresentação da Orquestra de Viola Caipira Flor da Montanha. O show faz parte da grade do Rosário Cultural, que acontece mensalmente no Largo do Rosário, em Amparo.

“A cachaça produto de tradição na região que agrega valor e valoriza o nome de Amparo e do Circuito das Águas Paulista para o Brasil e Mundo. Muitas delas levam o nosso nome para o exterior e poderão ser degustadas por amparenses e turistas que vem para essa primeira edição”, disse a diretora de Turismo de Amparo, Francione Gonçalves.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Turismo da Cachaça: Alambiques que você precisa conhecer:

JOÃO ALMEIDA
Jornalista, Sommelier de Cachaça e bartender formado pelo Senac.
http://www.brasilnocopo.com.br/9-alambiques-para-voce-conhecer/Extraído da matéria acima, destacando os alambiques do Circuito das Águas Paulista


Que tal comprar uma boa Cachaça de alambique e de quebra, ainda guardar ótimas recordações de um lugar inesquecível? Ou ainda comprar uma ótima Cachaça artesanal e harmonizando com aquela iguaria que só tem naquele local? Deu água na boca, né? Durante muito tempo, nós do Brasil no Copo viajamos e provamos grandes Cachaças e agora é hora de compartilhar com todos uma pequena lista de alambiques para visitar em 2017. São alambiques localizados no Circuito das Águas Paulista, desta forma, se você está em viagem de férias, então anote os endereços e divirta-se.


A arte de receber com a taça na mão

Na região cercada por estâncias turísticas, nem precisa procurar muito para encontrar a Fazenda Benedetti, onde se produz a Cachaça Flor da Montanha. A fazenda fica bem no km 138 da rodovia SP 360, que liga Amparo à Serra Negra. No local não há acomodações, opções encontradas com facilidade na cidade de Aparo. Os barris de Carvalho, bálsamo e Amendoim do Campo são um convite bem aceito pelos promotores do turismo receptivo. Na loja, uma pequena passagem dá acesso à central de envelhecimento do alambique. A Fazenda Benedetti foi grande fornecedora de café. Com a crise dos anos 1930, surgiu a cana-de-açúcar e a Cachaça. Nunca mais deixaram de produzir. Ainda bem!

Não saia de lá sem: harmonizar uma boa Cachaça tirada do barril com o café de grão arábica que eles produzem lá mesmo!

Mais informações: www.facebook/fazendabenedetti

Pequena notável de Serra Negra

A região de Serra Negra, no interior de São Paulo, já é por si só um convite ao descanso, ao fim do estresse e tudo que é relacionado com o que há de melhor, tanto no ramo da recepção, quanto no ramo da culinária. E quando se pensa em uma Cachaça que tem o nome Alma da Serra, melhor ir conhecer. O dono da obra que começou a produzir licor usando a aguardente de cana-de-açúcar como base. Hoje mantém em uma micro destilaria que ocupa 170 metros quadrados (daí o nome micro), uma estrutura de onde saem verdadeiras iguarias. A microdestilaria redestila cachaças que já nascem boas e nas mãos dela conseguem ficar ainda melhor.

Não saia de lá sem: provar o Licor Trigoni, que leva em sua composição especiarias, casca de laranja, passas e grãs de café arábica. É como se ele estivesse te dizendo, vá, mas volte!

Mais informações: www.microdestilariahof.com.br

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Confraria busca roteiros alternativos e descobre tesouros da gastronomia

08/09/2016 Gastrovia Turismo e Gastronomia

Sim, o interior de São Paulo, mais especificamente a RMC - Campinas, esconde algumas preciosidades gastronômicas e não estamos falando da grande rede de restaurantes de Campinas, com opções variadas para diferentes bolsos e paladares. São tesouros que ainda estão "fora do mapa" da gastronomia!

O grupo formado pela Confraria da Cerveja, sob o comando de Waldemar Sto, embarcou em mais um passeio organizado pelo BeerTripSP. As cervejas especiais foram apenas a primeira afinidade, pois, o grupo ampliou seus interesses para várias áreas da gastronomia, além das cervejas, jantares harmonizados, compras coletivas, roteiros turísticos entre outros assuntos relacionados ao prazer de sentar à mesa com amigos e se fartar com sabores, cores, aromas e histórias. Desta vez, os confrades visitaram a Fazenda Atalaia em Amparo, a Drotmund Bier e a Hof Microdestilaria, ambas em Serra Negra.  São produções artesanais, que claramente focam na diferenciação de seus produtos pela qualidade superior, e isso é o que importa!

Primeira Parada: Fazenda Atalaia

A fazenda com sua sede construída no fim do século XIX é um cenário belíssimo que guarda lembranças da cultura de café, e que hoje dá espaço à produção de queijos diferenciados e artesanais. Tal processo resultou numa qualidade impar dos produtos que chamou atenção de renomados chefs e restaurantes, como Alex Atala, que utiliza seus queijos no premiado restaurante DOM.
O portfólio da fazenda Atalaia é vasto, desde manteigas, iogurtes, mussarelas e outros queijos e derivados com menos complexidade de produção, até os queijos Tulha, Mantiqueira e Mogiano, que passam pelo processo de maturação de até 18meses, em ambiente com temperatura e humidade controladas.

Fomos recebidos pelo Paulo, que nos mostrou toda gama de queijos e nos contou sobre seu processo de produção e maturação, além é claro, de nos proporcionar a degustação de todos seus produtos, que podem ser adquiridos alí mesmo.... Um passeio enriquecedor, do ponto de vista cultural e gustativo.
Os produtos da fazenda Atalaia têm uma restrita distribuição em comércios de Campinas e São Paulo, mas, vale a pena entrar em contato com eles para verificar onde e como podem ser adquiridos.

Segunda Parada: Dortmund Bier

A Microcervejaria Artesanal localizada em serra negra,  tem um espaço de dar inveja à todos cervejeiros que nutrem o sonho de produzir cervejas artesanais, muito bem instalada e com um BrewPub bem legal com opções das cervejas produzidas na casa e mais uma grande quantidade de rótulos nacionais e importados, além de um bom cardápio e um excelente atendimento. Abre de sexta à domingo.

Nossa segunda parada foi rápida e apenas com o objetivo de pegar cervejas para o churrasco na microdestilaria Hof, certamente o local merece mais tempo para avaliação minuciosa!
Por hora, nos deleitamos com a cerveja The White IPA, que foi lançada em comemoração aos 2 anos da cervejaria Dortmund, Inicialmente como sendo sazonal, mas devido ao enorme sucesso passou a integrar a linha das cervejas. Um mix de estilos que combina as especiarias do estilo witbier e o frescor do trigo, com os lúpulos potentes e aromáticos das melhores cervejas do estilo American India Pale Ale.  Amargor na medida certa, com seus 50 IBUs, e muito dry-hopping de Cascade e Sincoe.

Claro que não podia faltar a Dortmund Pils, coloração amarelo-ouro, espuma de boa formação intensa e persistente, encorpada, aroma suave de malte, amargor equilibrado e sensação residual de lúpulo.

Terceira Parada: Hof Microdestilaria

Fiel ao lema “Tradição e Modernidade”, a Hof mantém a fabricação de antigas receitas com o uso da menor tecnologia possível, visando alto nível de qualidade, sempre respeitando as mais exigentes normas técnicas de produção de bebidas, essa é a Hof microdestilaria.


Localizada na área rural de Serra Negra, a Hof tem uma gama de cachaças e licores de altíssimo nível de qualidade, conquistando a medalha de ouro no Spirits Selection Brasil 2014 promovido pelo Concurso Mundial de Bruxelas, com a cachaça “Alma da Serra” – Carvalho Americano, uma preciosidade que descansada em barril de carvalho americano com sabor apurado e textura marcante.

Nessa parada, além de conhecer o processo de produção da microdestilaria, participamos de um churrasco de cordeiro, organizado por nosso guia Waldemar e pelo proprietário, Martin Braunholz, onde pudemos degustar as várias cachaças e licores produzidos pela Hof, dentre elas, tivemos o privilégio de conhecer a “Sortilégio”, uma cachaça que passa pelo processo de infusão de especiarias, conferindo sabores únicos que em breve estará à disposição do consumidor.

Martin e sua família gerenciam todo processo de produção e além de ser um excelente anfitrião, transmite ao visitante toda a paixão, conhecimento e esmero empregado na microdestilaria.
O novo destilador da Hof é o que tem de mais moderno e o mesmo utilizado pelas melhores produtoras de uísques escocês, claro, em tamanho maior. A microdestilaria é aberta à visitação aos sábados e domingos das 10 às 18h e seus produtos podem ser adquiridos no local, além de contar com distribuidores em Campinas e São Paulo.

Aos que gostam de tais “expedições gastronômicas”, elas acontecem com a organização do sommelier e gastrônomo Waldermar Sto, em uma confortável Van conduzida por um motorista profissional. Claro que você pode ir sozinho, mas, com a visitação guiada pelo Waldemar, o passeio torna-se uma experiência enriquecedora!

Anote!

Fazenda Atalaia
Endereço: Rodovia SP 352, Km 137,3, 13.900-970 Amparo
Telefone (19) 3807-5545 / (19) 99110-7793
Email: fazendaatalaia@uol.com.br
Site: https://www.facebook.com/fazendaatalaia

Dortmund Bier
Endereço: Rod. SP 360 km 144,7 s/n - próximo ao posto Shell, 13930-000 Serra Negra
Telefone (19) 3892-1840
Email: cerveja@dortmund.com.br
Site: www.dortmund.com.br

Hof Microdestilaria
Endereço: Rodovia Joaquim Alexandre Zocchio, s/n, Km 04 Serra de Cima, 13930-000 Serra Negra, SP – Brasi, 13930-000
Telefone (19) 9-9722-6090-Leandro (11) 9-7141-1571-Matheus
Email: hof@microdestilariahof.com.br
Site: http://www.microdestilariahof.com.br

Herr Bier
Telefone: (19) 3029-6686
Email: beertrip@bol.com.br

Cidades do Circuito das Águas Paulista buscam Indicação de Procedência para certificar as cachaças produzidas na região

O Circuito das Águas Paulista, composto por 09 importantes cidades turísticas, estão em busca da conquista da Indicação Geográfica na modali...