Redação O Estado do Paraná Publicado 05/09/2007 - Atualizado 19/01/2013
O Circuito das Águas Paulista é conhecido por oferecer um leque variado de produtos e serviços, do turismo de aventura, passando pelo de compras e histórico e o de águas. Agora, os oito municípios que o formam - Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro apostam em um roteiro pelos tradicionais alambiques, muitos dos quais produtores de cachaças premiadas.
|
Alambique Neno Campanari |
O Circuito das Águas Paulista detém algumas das melhores cachaças do Estado de São Paulo e do Brasil, segundo concursos paulistas de cachaça de alambique e outros concursos nacionais e internacionais dos últimos anos. As cachaças da Torre e da Adega Benedetti, de Amparo, do alambique Neno Campanari, Chora Menina e Nono Rouxinolli de Monte Alegre do Sul, a microdestilaria Hof de Serra Nega e o Alambique Galo Branco de Socorro se destacam e ganham cada vez mais expressão no mercado.
A cidade de Socorro é destaque com a Cachaça Galo Branco, terceira colocada como melhor do estado alguns anos atrás . Além disso, o alambique da Pioneira chama a atenção com seu processo 100% orgânico, sendo o primeiro alambique de cachaça orgânica do Estado de São Paulo e o terceiro do País. Hoje, Socorro tem cerca de 34 alambiques, como o Diamante das Montanhas, Cachaça do Campo e o Cachaça Morete.
Já em Serra Negra, as Cachaças Theodoro e Santo Remédio, produzidas na Fazenda Amábile, reúnem o processo original de fazer cachaça e tecnologia de equipamentos. O clima da cidade ajuda na boa qualidade da cana-de-açúcar, que acumula maiores quantidades de açúcares em seu interior. Um diferencial dessas cachaças é que são armazenadas para descanso em tonéis de jequitibá rosa ou envelhecida em barris de carvalho. Já entre as produzidas pela Família Carra, destaque-se a do Nono do Tijuco, elaborada em comemoração ao centenário do nascimento de Juscelino Kubitschek. A produção foi solicitada por Antoninho Rapassi, presidente do Instituto Semana JK, em Americana. Uma nova microdestilaria se destaca em Serra Negra. No entanto, também no Circuito das Águas, Serra Negra tem um belo alambique que vale a visita. Se trata da HOF Microdestilaria, onde são produzidos cachaças, licores e aguardentes compostas.
|
Microdestilaria Hof, Serra Negra, SP |
O espaço que abriga a Microdestilaria Hof é um charme a parte. A decoração resgata o clássico e o tradicional em um espaço que encanta através da simplicidade da beleza das pequenas coisas. É um lugar fácil de frequentar, por isso vale a pena a viagem até lá. O ambiente rústico vem propositalmente para lembrar o antigo, o secular. Os atributos de beleza estão presentes em cada detalhe da acolhedora e aconchegante arquitetura. A charmosa estrutura serve como ponto de parada para degustar uma bebida e ao mesmo tempo pode ser um espaço para exercer a troca cultural.
A qualidade incontestável dos produtos da Microdestilaria Hof é facilmente reconhecida. A Cachaça Alma da Serra descansada em barris de carvalho americano foi Medalha de Ouro no Concours Mondial Bruxelles – Spirits Selection, em 2014, campeã entre cachaças premiadas em ranking promovido pela revista VIP em 2015 além de ter alcançado a quarta colocação no Concurso de Qualidade da Cachaça UNESP/Araraquara.
Em Águas de Lindóia, um simpático senhor Ditinho, com seus mais de 74 anos, é a personagem central do Engenho do Barreiro, uma construção colonial do século XIX, que desperta a curiosidade dos visitantes. Lá, peças que poderiam estar em museus contam um pouco da história da cidade e da fabricação da cachaça com a ajuda do senhor Ditinho. Feitas artesanalmente, as cachaças do Barreiro podem ser degustadas no próprio sítio e os turistas ainda vêem a cachaça azul, um dos três tipos de cachaças produzidas por lá.
Sucesso em Lindóia, o Engenho Cavalo de Tróia, além de alambique, faz produtos artesanais, como o fubá e, ainda, café torrado e moído na hora, suco de uva e o conhecido sorvete de queijo.
Na cidade de Jaguariúna o alambique que mais se destaca é o do Sítio Jequitibá, que faz a Cachaça Jequiti, a primeira bidestilada do País. Um dos diferenciais da alambique é a produção em escala reduzida, com uma cachaça mais leve e suave.
|
Fazenda Benedetti, Amparo, SP |
A Adega Benedetti, em Amparo, fabrica a Cachaça Flor da Montanha. A história da família Benedetti como produtora, começou em 1929. A cachaça começou a ser produzida juntamente com o açúcar e, hoje, a bebida é uma das mais conhecidas em toda a região.
Já em Pedreira, o Sítio Repouso das Águias, que produz artesanalmente a cachaça, oferece degustação e faz brindes com as garrafas de cachaças, licores ou vinhos. A venda é feita na Feira Permanente de Artesanato, na Praça Coronel João Pedro, no centro da cidade.
Siga o roteiro, mas não exagere na degustação
Águas de Lindóia
Engenho do Barreiro
(19) 3824-3137
Av. Aparecido Rodrigues da Rocha, 1.175, Bairro do Barreiro
Amparo
Adega Benedetti
(19) 3807-4848
contato@industriabenedetti.com.br
Rod. Amparo / Serra Negra KM 138 Bairro dos Almeidas
Também faz licores de doce de leite e outros produtos. Rural, mas possui loja no local e vende suas cachaças para os mercados da região.
Cachaças da Torre Ltda.
Rod. Amparo-Morungaba (SP 360), Km 117 / Bairro da Areia Branca contato@cachacasdatorre.com.br / comercial@cachacasdatorre.com.br
(19) 3817-6148.
Jaguariúna
Sítio Jequitibá
(19) 3867-3491
Rod. Jaguariúna / Pedreira, km 3
Produz a cachaça Jequiti, à venda na loja do sítio. O alambique não é aberto a visitação.
Lindóia
Engenho Cavalo de Tróia
Também fazem sorvetes e licores.
(19) 3898-1278
Rod. SP 360 Serra Negra/Lindóia
Monte Alegre do Sul
Adega do Italiano / Pousada da Fazenda
(19) 3899-1204
R. Joaquim de Oliveira, s/n°
www.pousadadafazenda.com.br
Adega O Rancho
(19) 3899-2802
Rod. Nelson Taufic Nacif, s/n°
Além de adega, também é um excelente restaurante. No rancho ainda funciona um empório onde se vende "produtos da roça", licores, vinhos e a cachaça "Lambedor".
Alambique Neno Campanari
Sitio Santo Antonio do Sul, Bairro da Barra
Monte Alegre do Sul, SP
(19) 3899-2583
Casa da Cachaça - Cachaça Brisa da Serra
Av. Deputado Narciso Pieroni, 588 | Mostardas
(19) 3899-2940
Pedreira
Sítio Repouso das Águias
O sítio não é aberto a visitação. A venda da cachaça é feita no centro da cidade (Praça Coronel João Pedro).
(19) 3893-2139
Serra Negra
Adega SilottoRodovia SP 360 Serra Negra / Lindóia - Km 158,5
(19) 99775-3052 | Segunda à Domingo das 9:00 as 18:00
Cachaça do Bimbo
Cachaçaria artesanal em alambique de pequena produção. A degustação dos produtos da fazenda é feita em uma casa de colonos, ao lado de outra casa centenária e especialmente reservada para esses momentos.
(19) 3892-1712 / (19) 3892-7112
Sítio Bela Vista - Estr. do Bairro da Serra, km 9
Microdestilaria Hof
Visitação com agendamento
(11) 94319-3338
hof@microdestilariahof.com.br
Rota Turística do Bairro da Serra
Sítio e Capril Serra Negra
Rod. Joaquim Alexandre Zocchio, s/n, Km 04 - Bairro da Serra de Cima
Serra Negra, SP – Brasil
Sítio Bom Retiro (Família Carra)
O Sítio Bom Retiro é integrante da Rota dos Queijos e Vinhos. A família Carra é tradicional na elaboração de diversas cachaças, entre elas: caninha, reserva especial (1978), cachaça amarela, cachaça azul, além de rapadura, melado, açúcar mascavo e os vinhos artesanais que são produzidos com as melhores uvas selecionadas no Rio Grande do Sul.
Visitação para grupos com até 10 pessoas.
(19) 3892-3574
Rod. SP 105, km 9 Estrada Serra Negra / Itapira
Fazenda Amábile / Big Valley Hotel Fazenda
Visitação com agendamento
(19) 3892-2749 / (19) 3892-2774 / (19) 3892-5166
Rod. SP 360 Amparo/Serra Negra, Km 144 Bairro das Posses
www.bigvalley.com.br
Socorro
Alambique Pioneira
(19) 3855-2647
Estr. Mun. Saturnino Rodrigues de Moraes, km 4,5 Bairro dos Pereiras
Cachaça Galo Branco
(19) 3895-7338
Estr. Mun. Bairro das Lavras de Cima
Mais informações sobre a região:
www.circuitodasaguaspaulista.com.br