sábado, 21 de maio de 2016

Polo produtor de cachaça em São Paulo quer colocar o produto na rota dos turistas

Bebida é a segunda na preferência do brasileiro, atrás apenas da cerveja
Raphael Salomão | São Paulo (SP)

O primeiro registro de fabricação de cachaça no Brasil data de 1536. Atualmente, são cerca de 30 mil empresas que produzem mais de cinco mil marcas. A bebida é a segunda na preferência do brasileiro, atrás apenas da cerveja. E, no Estado de São Paulo, um importante polo produtor quer colocar o produto ainda mais no caminho dos turistas.

No Estado de São Paulo, o principal polo produtor é o chamado Circuito Das Águas. Na região se produz cachaça desde 1905, com um volume de 900 mil litros por ano. Parte sai de Monte Alegre do Sul. O município tem cerca de 7 mil habitantes e quase 50 alambiques, pequenos e artesanais. Também as cidades de Amparo, Serra Negra e Socorro têm grande importância na produção da bebida e possuem estabelecimentos que merecem ser conhecidos.

Um roteiro para que os turistas possam conhecer essas áreas de produção no Circuito das Águas está sendo preparado por este blog e os alambiques e destilarias que integram o polo turístico.

Cidades do Circuito das Águas Paulista buscam Indicação de Procedência para certificar as cachaças produzidas na região

O Circuito das Águas Paulista, composto por 09 importantes cidades turísticas, estão em busca da conquista da Indicação Geográfica na modali...