Além das feiras de negócios, congressos, workshops, encontros e demais eventos onde os profissionais podem trocar informação, os festivais gastronômicos e de bebidas ajudam a disseminar as riquezas regionais que podem ser Cartaz Circuito das Águas exploradas nos mais diferentes empreendimentos de gastronomia. E mensalmente esses festivais têm ocorrido por todo o Brasil, permitindo também que o consumidor final tenha também o contato com marcas e produtos que destacam a cultura local, ajudando a valorizá-los.
Em mais uma edição, o Festival da Cachaça do Circuito das Águas Paulistas é um bom exemplo. O evento ocorre entre os dias 9 e 10 de agosto, em Amparo, no interior paulista, cidade a menos de 150 km da capital. E são muitos os atrativos, em especial as destilarias presentes, com produtos bem exclusivos, alguns com premiações nacionais e internacionais.
Uma delas é a Hof, da vizinha cidade de Serra Negra. A empresa é uma das mais premiadas em concursos nacionais e internacionais e atualmente tem um linha bem abrangente de produtos, com destaque para bebidas mistas, licores, cachaças puras e envelhecidas, incluindo em barril de uísque, e também mais recentemente gins e drinques prontos.
Lançamentos Hof
Entre as novidades recém-apresentadas da empresa está o Rabo de Galo pronto, um coquetel alcoólico com receita totalmente inspirada no tradicional drinque paulistano da década de 1950. Produzido a partir de duas das melhores cachaças da empresa, adição de vermute, e um toque especial do masterblender, a bebida passa por descanso em barril. Leve e características únicas, é o primeiro coquetel genuinamente brasileiro pronto para beber.
Outros lançamentos da empresa foram o Boxxer London Dry, considerado o primeiro gim brasileiro triplamente destilado em alambique de cobre “tipo pot still” e que conta com nove botânicos na receita, e o Gin Boxer Old Tom, de coloração azul, obtida de forma natural por conta da flor Cunhã (Clitoria ternatea) utilizada na receita, que leva também adição de uma fina calda de açúcar. Confira a linha completa da empresa no site: www.microdestilariahof.com.br .
Vale destacar também entre as empresas participantes a Cachaça Wiba!, que entre as últimas premiações recebidas comemora reconhecimentos como:
– Medalha de Ouro no Concurso Vinhos e Destilados do Brasil para a sua versão Wiba! Amburana;
– Medalha de Ouro no Concurso Vinhos e Destilados do Brasil para a sua versão Wiba! Prata.
Wiba linha com o GingerA Wiba! é uma das empresas que explora as tendências e traz sempre novidades para atender as demandas de mercado. Recentemente a empresa, que participou do Bar Convent São Paulo, maior evento do ano no País na área de coquetelaria, apresentou a WIBA Tropicália Ginger.
O produto surgiu após o produtor Wilson Barros experimentar o delicioso melado cítrico numa visita a Ilha Bela e conhecer a “gengibrada”, uma receita centenária originária da região. Na época colonial, a região era conhecida pelas aguardentes, mas pelo alto teor alcoólico e para agradar os paladares dos banquetes palacianos, a bebida era misturada a outros ingredientes. A mais popular levava aguardente, gengibre, limão e açúcar. Há indícios de que era muito apreciada pela Princesa Isabel, a qual especula- se que tinha uma casa lá. A Wiba! Tropicália Ginger é uma releitura dessa bebida secular. No paladar, tem dulçor equilibrado, notas cítricas do limão e uma leve e agradável picância, fiel à receita original dos antigos caiçaras. Veja a linha completa da empresa no site: https://cachacawiba.com.br .
Também estará presente no evento a Cambarissú, cachaça produzida pela empresa Folhas de Oliva, de Estiva Gerbi, no interior paulista.
Cerveja Mediterrânea Folhas de OlivaEntre as versões da Cachaça está a Cambarissú Premium, que tem um ingrediente especialíssimo: é a única que passa por anos de envelhecimento em barris de madeira de oliveira cultivadas no sítio Cambarissú, que fica em Bueno Brandão, sul de MG, a 1.650 metros de altitude, local que reúne as condições ideais para o cultivo da oliveira, o que garante uma madeira de excelente qualidade para a confecção dos tonéis. A cachaça, no entanto, é envelhecida pela empresa em Estiva Gerbi.
Na verdade a Folhas de Oliva tem uma linha bem rica de produtos que abrange azeites, licores, chás, cosméticos e inclusive cervejas que levam as folhas de oliva na composição. A empresa foi um dos destaques da nossa última edição devido a premiações recebidas para sua linha de cachaças. Confira AQUI a reportagem. Mais sobre a empresa no https://folhasdeoliva.com.br .
Destaque também de página de nossa última edição, a Cachaça Sagrada é outra presença confirmada no evento. Ela é produzida com cana selecionada e destilada em alambique de cobre, com o mais rigoroso padrão de qualidade.
Cachaça Sagrada EnvelhecidaÉ elaborada na Fazenda Vale do Meio, na Zona Rural de Bom Jesus do Amparo, MG. Entre os destaques da linha da empresa está a Cachaça Sagrada Paraíba, que passa por armazenamento em tonéis de madeira de carvalho francês e amburana. Também estão disponíveis as versões Prata, Ouro e Pura.
Recentemente a empresa comemorou novas premiações: Medalhas de Prata no Concurso Vinhos e Destilados do Brasil e no Concurso de Degustações às Cegas da Expocachaça 2019. Informações completas sobre a empresa no site: https://cachacasagrada.com.br .
A empresa também foi destaque na última edição da Carta Premium. Confira AQUI a reportagem.
Outras cachaças presentes no evento:
– Cachaça Flor da Montanha da Fazenda Benedetti: uma das bebidas mais conhecidas da região, produzida pela família há mais de 90 anos. Conta com versões especiais como a Flor da Montanha Estações desenvolvida para composição de coquetéis de frutas refrescantes no verão e com calorosas misturas de ervas e temperos no inverno. A empresa também lançou recentemente a sua linha de cervejas. Informações: www.spaziobenedetti.com.br
Cachaças da Torre- Cachaças da Torre: fabricadas artesanalmente desde 1998 pelo engenheiro agrônomo René Luiz Barreto de Arruda, no sítio Torre Annunziata, situado no próprio município de Amparo (SP) . Na linha estão a Cachaça da Torre Desacansada (seis meses em aço inox), Da Torre Carvalho e Da Torre Jequitibá Rosa (18 meses descansada em barris), e o Licor Santa Cana. Outras informações: http://cachacadatorre.com.br .
– Cachaça Fina Flor: também artesanal e produzida em Amparo. Passa por envelhecimento em tonéis de amendoim e pode ser desenvolvida de forma personalizada, com rótulos sob encomenda para restaurantes, festas, casamentos, formaturas e eventos. Redes sociais: @FinaFlorCachaca .
– Cachaça Theodoro: é produzida na na Fazenda Amábile, que fica na Estância Hidromineral de Serra Negra e une o processo tradicional de produção de cachaça de alambique com a tecnologia atual utilizando alambiques de cobre rebatidos a mão e outros equipamentos atuais em aço inox, conhecimento tecnológico e cuidados especiais com a produção. Desde a escolha e corte das canas-de-açúcar até o engarrafamento, todo o processo é feito com esmero sendo supervisionado por um especialista em Tecnologia da Cachaça para garantir a sua excepcional qualidade. Na linha estão a Cachaça Theodoro do Véio, Cachaça Theodoro Jequitibá e Cachaça Theodoro Extra Premium. Outras informações: www.destilariatheodoro.com.br .
Cachaça Brisa- Cachaça Brisa da Serra: em 2019 a linha da empresa já comemora diversas premiações, entre elas com a Cachaça Tragaluz, que recebeu Medalha de Prata no recente Concurso Vinhos e Destilados do Brasil, e a Brisa Ouro, que recebeu a Medalha de Ouro no mesmo evento. Já Brisa Amburana recebeu a Medalha de Prata no Concurso de Degustações às Cegas da Expocachaça. Outras informações sobre a empresa e vendas: www.brisadaserradestilaria.com.br .
– Cachaça Miss White: desenvolvida exclusivamente para o para o preparo de caipirinhas e drinques variados. É elaborada a partir de um processo 100% artesanal e sustentável, que começa com a escolha do solo ideal para o plantio da cana. A colheita é manual e não sofre queima, preservando sua doçura. Após a destilação passa por armazenamento em dornas de jequitibá, pelo período de seis meses a um ano. Saiba mais em http://misswhitebrazil.com .
Cachaça Brasilchik- Cachaça Brasilchik: produto elaborado nos puros ares da Estância Climática da Serra Bragantina, provém de cana com corte selecionado, e do coração do destilado. Na linha estão as versões Branca, Envelhecida em Barril de Carvalho, Envelhecida em Barril de Amburana e Cacchaça Brasilchik Mel (bebida mista). Informações detalhadas em www.brasilchik.com .
- Cachaça Gavena: produzida em alambique de cobre e armazenada e envelhecida em madeiras especiais. A Prata, por exemplo, passa por 9 meses em tonéis de Amendoim do campo. Já a Gavena Ouro, é envelhecida por 2 Anos em barris de Carvalho Europeu. Mais informações sobre a empresa no: https://www.gavena.com.br .
– Cachaça Pioneira: produzida na vizinha Socorro, a Pioneira provém de um alambique familiar há mais de 30 anos no mercado, que também elabora licores, melado, rapadura e açúcar mascavo. Outras informações: https://www.facebook.com/pg/alambiquepioneira .
Cachaça Yapira- Cachaça Yapira: produzida na cidade de Itapira, é uma uma bebida fina de alto padrão de qualidade. Na linha estão a Yapira Ouro (com aroma suave, graduação alcoólica de 41%, envelhecida em barris de carvalho por um período de 3 anos; e a Yapira Prata, também com graduação alcoólica de 41%, que passa por seis meses de descanso no inox, o que resulta em uma cachaça cristalina, com aroma característico e sabor harmonioso, sem influência de madeiras. Saiba mais sobre a empresa no site: www.cachacayapira.com .
– Cachaça Garoa de Engenho: a bebida, de alta qualidade está disponível nas versões: Branca (com aroma da própria cana e sabor levemente frutado, passa por armazenamento em tonéis de amendoim por um período de 12 meses); Carvalho (envelhecida por um ano no barril, remetendo a um aroma caramelizado – doce -, amadeirado e suave); Bálsamo (envelhecida 4 anos em barris, com um retrogosto lembrando anis), e Amburana, que passa dois anos na madeira, apresenta aromas doce, amadeirado, com forte presença também do aroma de baunilha e remetendo no retrogosto a amêndoas. Outras informações: www.grfam.com.br
Blog destinado a divulgar os principais alambiques e destilarias das cidades que compõe o Circuito das Águas Paulista, principal polo da cachaça no estado de São Paulo.
Cidades do Circuito das Águas Paulista buscam Indicação de Procedência para certificar as cachaças produzidas na região
O Circuito das Águas Paulista, composto por 09 importantes cidades turísticas, estão em busca da conquista da Indicação Geográfica na modali...
-
Redação O Estado do Paraná Publicado 05/09/2007 - Atualizado 19/01/2013 O Circuito das Águas Paulista é conhecido por oferecer um leque ...
-
A cana surgiu no Pacífico Sul, seguindo, então, um roteiro que a levaria até à Índia, onde, pela primeira vez, cinco séculos antes de Cris...
-
JOÃO ALMEIDA Jornalista, Sommelier de Cachaça e bartender formado pelo Senac. http://www.brasilnocopo.com.br/9-alambiques-para-voce-conhece...